Orientação para futuros compradores

12/02/2010 22:53

 ORIENTAÇÃO PARA FUTUROS COMPRADORES

 

a) Não existe a designação micro, ou zero, no padrão de nenhuma raça canina!. Fuja de qualquer um que tente lhe vender um cão com essas denominações, normalmente, são pessoas inescrupulosas, que buscam apenas explorar a ignorância dos leigos. Cães extremamente pequenos, com pouco mais de 1 kg, são cães muito propensos a problemas de saúde. Para evitar ser roubado, ou melhor, enganado, procure um criador sério. A única exceção é o Chihuahua, raça em que exemplares que pesem entre 0,5 e 1,5 kg são aceitos, muito embora seu padrão sugira como peso ideal de 1,5 a 3,0 kg.

b) Não existe cão de raça sem pedigree. O pedigree é o registro de nascimento do cão e nele consta sua árvore genealógica. Fuja de quem tentar te vender um filhote sem registro, normalmente é golpe. E essas pessoas sempre têm uma boa desculpa para convencê-lo do contrário, da inutilidade do pedigree... Não caia nessa. Fuja também daqueles que fazem preços diferenciados para cães "com" e "sem" pedigree. O registro do filhote custa cerca de R$60,00, logo, não há justificativa para isso. Gostem ou não, o único documento que atesta a pureza racial de um cão é sua árvore genealógica, ou seja, seu pedigree.

c) O preço de um filhote não deve ser esse o único critério de decisão de sua compra. Não se esqueça de que esse cão viverá contigo pelos próximos anos, logo há outras coisas muito mais importantes a serem levadas em conta. Cães vendidos por menos de R$500,00 não são cães que valham a pena ser comprados, ou são mestiços, ou são fruto de acasalamentos sem planejamento algum. Se for para comprar um cão assim, é preferível adotar um cãozinho de abrigo, que será tão terno e carinhoso quanto, e cuja genealogia será igualmente desconhecida.

d) Nunca compre cães em feiras de animais.

 

 

e) Economia no preço do filhote geralmente se reverte em gastos com veterinários ou problemas, por vezes sérios, de temperamento. Criadores sérios investem muito em suas matrizes e padreadores, por isso seus filhotes custam mais. Em contrapartida, esses filhotes se adequam ao padrão da raça. Lembre-se de que cães não são produtos industrializados.

f) Estude bem o perfil da raça que lhe agrada, para saber se ela se adequa ao seu perfil. Nem sempre a raça que achamos mais bonita serve para nossa rotina, nossa região ou mesmo para o nosso temperamento.

 

Texto retirado do Orkut, de um tópico feito pelo criador Enoch.