Posse Responsável

13/02/2010 14:24

    Antes de adquirir um filhote, considere que seu tempo médio de vida é de 12 a 15 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. 


   Evite comprar por impulso. De modo geral os filhotes entre 45 e 60 dias são animaizinhos muito lindos, que encantam irresistivelmente as pessoas. 

   Informe-se sobre as características e necessidades da raça – tamanho, peculiaridades, necessidade de espaço físico. 

   Mantenha o seu filhote sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo. 

   Cuide da saúde física do seu cãozinho. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente. 

   Zele pela saúde psicológica do seu cão. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. 

   Eduque o seu cachorrinho, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características. Nem todos os adestradores são confiáveis, procure um que faça adestramento sem dor/castigo. 

   Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado. 

   Identifique o seu cachorro. É recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
Alguns criadores já vendem seus filhotes microchipados. 

   Evite os filhotes indesejados ou sem planejamento. Se você não pretende ser criador castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
  

   A melhor forma de conseguir um filhote idêntico ao seu cachorro é comprar outro do mesmo criador e não simplesmente cruzar ele com "alguma" fêmea. Para chegar no seu filhote o criador planejou muito antes de realizar o cruzamento.
Filhotes geram vários custos e os cruzamentos devem ser planejados por quem entende muito bem da raça e sabe selecionar!